Publicado em 19.12.2018
Categoria: Offset
Não basta só pegar as chaves e os documentos do veículo antes de pegar a estrada – para uma viagem segura, o seu veículo precisa estar em perfeito por funcionamento e não criar empecilhos que podem estragar o seu passeio.
Para que isso não ocorra, é fundamental dar uma passada no mecânico e revisar o carro e os seguintes itens:
Fluídos
Cada um dos fluídos é peça fundamental no funcionamento e segurança do veículo. Portanto não esqueça de revisar o óleo do motor, o fluido de freios, a água do radiador, o óleo da direção hidráulica, a água do para-brisas e o fluído da embreagem.
Bateria
A bateria do veículo tem data de validade, porém é melhor prevenir do que remediar quando estamos falando de um item indispensável para o carro continuar rodando.
Aproveitando a sua passada para conferir os fluídos, peça para o mecânico dar uma olhada na bateria, rever as conexões dos cabos e certificar que não haja corrosão.
Luzes
O motorista pode achar muito simples verificar se as luzes do veículo estão em bom estado. Enganam-se feio!
As luzes traseiras, principalmente, são itens que dificilmente o condutor consegue detectar se estão reguladas enquanto dirige.
Para que não tenha problemas de sinalização ou até mesmo acabe levando uma multa (lembre-se que o uso do farol baixo é obrigatório até mesmo de dia!), faça a revisão das luzes de ré, de freio, dos faróis e também do pisca-alerta.
Cintos de Segurança
Sim, eles também precisam de revisão: devido à exposição ao sol, calor, ou rachaduras de objetos pontudos, os cintos de segurança podem sofrer danos na cinta ou problemas no fecho.
Levando em conta os riscos que um cinto danificado pode causar, não custa verificar e garantir a sua segurança e a dos seus passageiros.
Filtro de Ar
Além de economizar combustível e manter o motor livre das impurezas, o filtro de ar garante a saúde de todos os passageiros, pois mantém o interior do veículo livre da poluição e melhora a circulação de ar.
É recomendado que os filtros sejam trocados a cada 10 mil Quilômetros rodados, portanto, faça as contas ou peça a opinião de um mecânico especializado.
Freios
Não precisamos nem falar da importância que esse item possui, não é mesmo?
Para a segurança da sua viagem, é preciso ficar atento aos sinais que indicam problemas nos freios, como ruídos ou vibrações.
Mas aproveitando a sua passada na oficina, verifique os discos de freio, tambor e as pastilhas.
Pneus
Na hora de preparar o seu veículo para pegar as “maravilhosas” estradas brasileiras, não poderíamos deixar de falar dos pneus.
Além de garantir a calibragem correta para o seu veículo, seguindo o manual do proprietário, é válido considerar o alinhamento e o balanceamento do veículo antes de botar o veículo na estrada, assim você terá uma viagem muito mais confortável sem que o veículo fique puxando para o lado.
Agora que você já sabe tudo sobre a manutenção do veículo, basta dar aquela passada na oficina e boa viagem.
Não deixe de conferir também o nosso artigo sobre como conservar os seus pneus no calor do verão!