• Português
  • English

Novas tecnologias que vão abalar a indústria de pneus!

Publicado em 11.10.2018

Categoria: Dicas

pneusPneus vão muito além de uma borracha moldada para “calçar” o veículo — por trás de sua fabricação existe muita (e muita mesmo!) pesquisa para desenvolver produtos com o máximo de qualidade e segurança.

A tendência que cresce no setor é a responsabilidade ambiental, devido à necessidade da redução de CO2 produzido pela indústria automotiva.

As ideias já estão sendo desenvolvidas e prometem transformar como nunca o setor.

Além do meio ambiente, quem vai acabar ganhando é o consumidor, que vai ter grandes surpresas em termos de inovação e melhoria do uso dos pneumáticos de seus veículos.

Quer saber como? Confira agora algumas das novas tecnologias que vão abalar a indústria de pneus.

Pneus auto-calibráveis

Com uma considerável porcentagem de veículos rodando com a pressão inadequada nos pneus, uma boa solução pode ser o desenvolvimento dessa nova tecnologia, que vai eliminar de vez aquela passadinha no calibrador do posto de combustível.

A base do sistema será uma câmara peristáltica e um regulador de pressão automático: conforme o veículo roda sobre a estrada, o rolamento bombeia ar para a câmara, ao alcançar o nível otimizado de inflação, o sistema regulador desativa o bombeamento e permite a circulação do ar interior do pneu.

A ideia pode ser uma grande solução para manter o pneu com constante calibragem correta e assim proporcionar maior economia de combustível e um aumento da vida útil dos pneus.

Pneus sem ar

Já pensou em nunca mais ter a necessidade de calibrar o veículo ou de não ser mais necessário manter um estepe? Logo, isso será possível!

Algumas empresas já estão desenvolvendo vários protótipos de pneus que podem sustentar o peso do veículo sem a necessidade de ar em seu interior.

Conhecidos como Airless Tires, a ideia é que a construção do pneu seja feita com materiais mais sustentáveis, como plástico e borracha sólida.

Com o avanço desse conceito, a indústria estará no caminho certo para o desenvolvimento sustentável, pois os pneus sem ar, apesar de continuarem desgastando sua aderência na pista como um pneu tradicional, poderão ser reciclados e depois remodelados como novos.  

Pneus descoloridos

Uma grande dúvida dos consumidores é a hora exata de trocar os pneus.Com isso, muitos acabam passando o limite de aderência e causando risco na estrada.

Um novo conceito promete acabar de vez com essa questão: os pneus descoloridos.

O conceito é este: uma camada de borracha colorida vai inserida logo abaixo da camada de pneu preto que tradicionalmente conhecemos, quando o pneu começa a apresentar um certo nível de desgaste, a camada colorida começa a aparecer e indicar a depreciação e os possíveis vazamentos.

Apesar de bastante simples, a ideia pode ser muito eficaz em ajudar os consumidores a identificar os principais danos sofridos pelo pneu e julgar a melhor hora para realizar a troca.

Pneus inteligentes

Por meio de uma tecnologia desenvolvida para aprimorar os sistemas logísticos e a rastreabilidade nos veículos de transporte, as fabricantes de pneus já visionam aprimorar a ideia e assim promover o uso inteligente do pneu.

Baseado no conceito CAIS (Captação de informação da área de contato), a nova tecnologia utiliza sensores introduzidos no interior do pneu que podem informar o motorista, por meio de uma tela no painel, sobre as condições do pneu (temperatura, pressão, aderência) e também da estrada (chuvosa, seca, escorregadia, esburacada).

A proposta tem tudo para dar certo, pois promete contribuir com a segurança na estrada e reduzir os custos na aquisição de pneus para os motoristas.

Preparado para essas novas tecnologias? Podem estar mais próximas do que você pensa!

Curta a nossa página no Facebook e receba os melhores conteúdos sobre o mundo dos pneus.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES EXCLUSIVAS